Caminho de São José

12/10/2009


IGREJA MATRIZ DE RIO DOCE - PADROEIRO STO ANTONIO


Caminho de são José - RIO DOCE X BARRA LONGA X RIO DOCE
Percurso - 59,87 km

Partindo em frente à Igreja Matriz de Rio Doce e acompanhando as margens do rio Doce até seu encontro com o rio do Carmo e Rio Piranga; é neste encontro que forma-se o Rio Doce.

O caminho é antigo, conforme informações ele existe a mais de 300 anos e servia de ligação entre Barra Longa e Rio Doce nos tempos antigos. Em um bom pedaço, o caminho servia também a Estrada de Ferro Leopoldina Railway, que D. Pedro II veio inaugurar em 1886.






Pracinha de Rio Doce.


Ponto de encontro do Rio Piranga com Rio do Carmo, encontro que forma o Rio Doce.












Pescadores










CIDADE: BARRA LONGA


CASA DA CULTURA DE BARRA LONGA




CASA DA CULTURA DE BARRA LONGA
Acesse o link> http://barralongacultura.blogspot.com/




IGREJA MATRIZ BARRA LONGA





Infelizmente não me lembro do nome deste senhor morador da região, as margens do Rio do Carmo, conversamos bastante,


Dei até uma voltinha em sua bicicleta.


Fez até pose para tirar foto.



Este ai não estava com cara que queria conversar.



























Mais um morador da região, obrigado pelas informações.








Está arvore deve ter a mesma idade do caminho de são josé, 300 anos.



































































A ESTAÇÃO: A estação de Engenho foi inaugurada em 1886 pela E. F. Leopoldina. Foi fechada com o ramal, em 30/06/1973. Está em ruínas. ( fonte Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil)























1 Comentários:

Anônimo disse...

João Aquino, bacana ver minha terra natal em seu blog. Sou de Rio Doce e infelizmente o caminho de São José inicia sua divulgação de forma bastante amadora e discreta, isso porque a população dos municípios de Rio Doce e Barra Longa ainda não entenderam que essa pode ser uma opção e atrativo a mais, para divulgar esses dois municípios podendo assim explorar de forma sustentável as belezas da região.
O "Caminho de São José" na verdade retrata a peregrinação dos munícipes de Barra Longa e Rio Doce até o distrito riodocense de Santana do Deserto, onde celebranos a Festa da Padroeira em 26 de Julho, vale a pena conferir. Caso se interesse, o município de Rio Doce é divulgado nos sites www.riodocenanet.com e www.bandasantoantonioi.com.br. Grande abraço dos riodocenses, programe a caminhada ou trilha em 26 de julho, assim poderá sentir melhor a magia desse lugar. Caso não tenha conhecido Santana do Deserto, acredito que tenha perdido boa parte das belezas cênicas do Rio Doce.

Postar um comentário